Líder Juliana
A importância de consagração da equipe de louvor
A equipe de louvor exerce uma importante função no culto e na rotina da igreja, por isso deve receber atenção especial de seus líderes e deve ser administrado por pessoas diretamente ligadas à liderança da igreja. Atualmente, é comum que os líderes de louvor sejam os próprios pastores, bispos ou qualquer outra categoria de líder da igreja. Quando uma equipe de louvor não recebe a atenção necessária e não se consagra como deveria, os efeitos negativos podem ser devastadores, não apenas para a equipe como até mesmo para toda a igreja. Neste texto vamos abordar qual a importância da consagração na vida do levita.
Primeiros levitas
ituiu a tribo de Levi como a responsável pelo templo, o plano era preparar um povo capaz de administrar toda a parte eclesiástica da vida judia. Naquela ocasião, a tribo de Levi estava se tornando responsável pela limpeza, organização, segurança e, claro, louvor e adoração. Ainda hoje, as igrejas chamam as pessoas separadas para o grupo de louvor e adoração de levitas. Embora boa parte das pessoas não saiba o que é um levita na igreja, sua participação na igreja é fundamental. Por outro lado, o levita é um instrumento importante no culto, que pode ajudar os fiéis a entregarem o louvor e adoração a Deus.
Adorador caído
Sabemos também que o anjo caído, lúcifer, era um ministro de louvor, o que demonstra o quão tênue pode ser a linha que separa a santidade do profano, quando não há sabedoria para lidar com a situação. No mundo atual, os músicos são vistos como estrelas, ídolos a serem seguidos, e isso não deve ocorrer no meio cristão.
O músico cristão deve se dedicar a ser um instrumento para o culto e não em ser alguém especial, diferenciado, a ponto de dar autógrafos, ou tirar fotos com fãs.
Grupos de fã clubes, por exemplo, devem ser rejeitados pelo levita. O anjo caído teve como marca de sua derrota o fato de se imaginar igual a Deus. O levita não deve, de forma alguma, considerar-se melhor ou superior àqueles que não são levitas.
Por que consagrar-se?
A consagração de um levita deve começar antes mesmo que ele comece a participar dos cultos. O ideal é que a consagração comece ao sentir o interesse de participar da equipe de louvor. O músico cristão deve estar constantemente buscando orientação do Senhor para que não caia na armadilha de sua vaidade, caindo à ruína. Infelizmente, não são raras as histórias de levitas que acabam se desviando e desistindo da vida com Cristo por motivos de vaidade.
Tentações
Alguns começam a tocar na noite (em lugares profanos e músicas profanas) e quando são advertidos para não fazerem isso, acham a igreja severa demais e preferem largar a vida cristã; outros deixam a sensualidade tomar conta de si, usando o culto como forma de exibicionismo; há quem use a música gospel como ferramenta para se tornar ‘pop star’ e alimentam essa vontade usando a música cristã como pretexto para alcançarem fama e sucesso.
O grupo de louvor deve entender que é alvo constante de ataques de satanás, pois ele mesmo tem inveja daqueles que exercem uma função que era dele antes da criação do universo físico. A equipe de louvor deve estar se reunindo constantemente para orações, estudos e consagração. É importante que igreja tenha em mente que a equipe de louvor tenha uma agenda interna cheia, para que o grupo se fortaleça e se santifique.