Ministério de Danças e Teatro

MINISTÉRIO DE DANÇAS E TEATROS

 

 

Qual o Propósito de um Ministério de Dança?

 

O Ministério de Dança assim como qualquer outro, possui três propósitos principais: adoração, ministração da palavra e evangelização. Vamos falar primeiramente da adoração:

 

Você já se perguntou qual a diferença entre dançar e adorar? Como podemos adorar a Deus através de nossa dança? Bom, vamos entender a diferença entre esses dois termos: Dançar é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados. E adorar significa gostar exageradamente de, prestar culto, reverenciar, amar muito, venerar. Adoração quer dizer também entrega, honra. Agora que você já sabe a diferença entre os termos, vamos descobrir o que significa de fato adorar ao Senhor através da dança.

Adorar vai muito além de dançar. Não basta criar passos lindos e maravilhosos, que impressionem os homens, é preciso mais que isso. Quando dançamos nosso principal objetivo deve ser tocar o coração de Deus, devemos nos mover em direção a Ele, só assim as pessoas poderão ser tocadas através de nossos movimentos, podendo até ser curadas e libertas. Será que você está dançando para adorar ao Senhor ou apenas por dançar? O fato de estar incluído em Ministério não te faz um adorador.
Cada pessoa deve ter em sua intimidade com Deus uma vida constante de adoração, aquela oração que ninguém vê, aquele jejum que só você e Deus sabem, enfim, a adoração deve ser um estilo de vida, de cada cristão, para que quando formos adorar ao Senhor junto com a igreja estaremos apenas fazendo uma extensão da vida que já temos de adorador. Se você não dança na sua casa sozinho no seu quarto, enquanto ora, ou enquanto louva ao Senhor na sua vida diária, e faz isso apenas quando há outras pessoas olhando você deve se questionar se sua dança está sendo realmente direcionada a Deus ou ás pessoas.
 
“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” – João 4:23-24. É preciso que sejamos verdadeiros adoradores, adorar a Deus através da nossa dança é entregar-nos a Ele no mais profundo de nosso ser, ter uma intimidade, se prostrar, se humilhar. Não temos que dançar apenas para preencher a programação dos cultos, nem entrarmos neste ministério somente porque não nos encaixamos em outros. A dança deve ser levada a sério, com o mesmo cuidado que temos ao pregar ou ministrar o louvor.
Nossa adoração precisa ser pura e sincera, o dom nos foi dado por Deus para que possamos engrandecer o seu nome sobre a terra e para que pessoas sejam alcançadas, curadas, libertas, restauradas, assim como acontece durante a ministração do louvor. Precisamos plantar uma semente no coração de cada um, esse é o nosso papel, o Espírito Santo é quem fará com que essa semente cresça e germine, mas precisamos fazer a nossa parte, usando o dom que Deus nos deu de maneira correta e agradável aos olhos do Senhor. A partir do momento em que não há unidade no ministério ou não há comunhão com Deus, amor e respeito aos seus mandamentos, a sua dança deixa de ser uma adoração.

A ministração da palavra e a evangelização andam juntas, um ministério como o próprio nome diz, deve ministrar a palavra, ou seja levar a palavra de Deus para as pessoas. Jesus ordenou: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” – Marcos 16.15. Mas Pregar o evangelho não é apenas ir à frente de um púlpito e começar a explicar versículos bíblicos, ou pegar uma musica e começar a cantar, não! Existem diversas formas de evangelização e a dança também é uma delas, por esse motivo devemos dançar não por dançar apenas, mas procurando levar uma mensagem através de nossos movimentos, oferecendo uma adoração sincera ao Senhor e buscando tocar os corações daqueles que estiverem nos assistindo. 

 

Nosso alvo deve ser atrair as pessoas e não sermos atraídos por elas. 

Por isso tudo deve ser feito tendo como base a oração e a palavra de Deus, é importante orar pedindo sabedoria e discernimento para transmitir a mensagem de forma correta e agradável ao Senhor.Atualmente vemos muitos ministérios de dança, cada dia que passa está se tornando mais comum dançar nas igrejas, mas será que estamos realmente sendo instrumentos do Espírito Santo? Ou estamos buscando aparecer? Eu pergunto aos ministros: Você tem feito da dança uma verdadeira adoração ao Senhor, ministrando com o propósito de salvar vidas e pregar o evangelho ? Ou está no ministério simplesmente porque se considera um bom dançarino, que possui um corpo bonito e boas técnicas? Você tem uma vida de adorador, uma intimidade com o Espírito Santo que te faz dançar mesmo quando está sozinho ou esta procurando apenas ocupar um lugar de destaque na sua igreja e dançando somente quando outras pessoas estão olhando? Você tem usado a dança para a edificação da igreja ou apenas para seu benefício próprio? 

 

Reflita, e a partir de hoje aceite o desafio de ter uma vida de verdadeira adoração ao Senhor, e usar seus dons e talentos para edificar e modificar o coração das pessoas. Deixe Deus usar você conforme a vontade dele.

 

Ore comigo:


Deus, com sua infinita bondade e misericórdia, me colocaste em um ministério e me confiaste uma missão: ministrar a tua palavra ao coração das pessoas, através da minha dança, uma forma tão bela de adorar. Não sei se o que tenho feito até aqui tem agradado ao Senhor, mas aceito o desafio de me tornar um verdadeiro adorador, e fazer da minha dança uma forma de alcançar o teu coração. Quero agradar-te com meus movimentos. Quero aprender cada dia mais não para meu benefício próprio, mas para a glória e honra do Senhor. Que a minha dança seja ministrada única e exclusivamente para ti. Ensina-me Senhor a dançar conforme a tua vontade. Usa-me Senhor, que eu possa ser um canal de bençãos na minha igreja e também para todos a minha volta. Obrigada pelo dom que me destes, quero usa-lo para ministrar a tua palavra, evangelizar e principalmente para adora-lo. Eu te amo Deus, eu oro em nome de Jesus. Amém.

Que a paz do Senhor esteja com você!!!
Artigo retirado do blog Dança Cristã